Cuidados pré-operatórios: 5 dicas de preparação para a cirurgia ortognática

Além de prepararem o organismo, alguns cuidados ajudam a amenizar a ansiedade

 

A aproximação da ortognática é motivo de ansiedade para muitos pacientes. Medos, curiosidades e expectativas deixam os pensamentos a mil e atrapalham a rotina de quem aguarda pelo procedimento. No entanto, mais do que esperar o tempo passar, é preciso se preparar. Confira cinco dicas de cuidados pré-operatórios que ajudam a amenizar o nervosismo e preparam o corpo para uma cirurgia de sucesso.

 

1. Cuide da sua alimentação

Muitos alimentos, além de nocivos à saúde, podem agravar a ansiedade, como é o caso dos ricos em cafeína, açúcar ou gordura. Além disso, manter uma alimentação saudável no período pré-operatório é fundamental. Refeições ricas em vitaminas, como frutas e vegetais, deixam o organismo mais resistente aos impactos do procedimento. Também é importante reduzir o consumo de carne vermelha, frituras, embutidos ou qualquer outro alimento de difícil digestão.

2. Pratique exercícios físicos

Os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas são inegáveis. Nos dias que antecedem a ortognática não é diferente. Fazer exercícios alivia tensões, melhorar a capacidade cardiovascular e prepara o organismo para uma recuperação mais rápida. Em resumo, o corpo ganha resistência para a cirurgia e o pós-operatório.

 

3. Acabe com os maus hábitos

Hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool devem ser eliminados para realização da cirurgia ortognática. No caso do primeiro, o uso deve ser cessado mesmo para aqueles que fumam esporadicamente. Também é essencial que o paciente evite bebidas alcoólicas nas vésperas do procedimento. O álcool inibe a produção de enzimas hepáticas, o que interfere na ação de anestésicos medicamentos perioperatórios.

 

4. Fique atento ao uso de medicamentos

Se estiver utilizando medicamentos, vitaminas ou suplementos, não deixe de informar o seu médico. Algumas dessas composições contêm substâncias que podem prejudicar a realização da cirurgia, como é o caso dos anticoagulantes. É preciso, ainda, dar atenção especial aos suplementos com ginseng, corticoides, anti-inflamatórios, antidepressivos e medicamentos destinados à perda de peso. Para casos de ansiedade extrema, ansiolíticos e fitoterápicos podem ser opções mais seguras.

 

5. Programe-se

Na véspera da cirurgia, tire um tempo para você. Tente não marcar compromissos estressantes ou que não tenham relação com o procedimento. Resolva eventuais pendências junto ao hospital ou plano de saúde e descanse. Faça atividades que gosta, como ir ao cinema ou jogar videogame.

Fique atento ao início do jejum, que deve ser de oito horas. Opte por refeições leves e de fácil digestão. Certifique-se que tudo está preparado e, se preferir, faça um checklist do que precisa levar no grande dia.