Dores na coluna podem ser causadas por problemas na mandíbula

O osso do rosto tem ligação direta com a coluna, que pode ser comprometida por causa de deformidades internas

 

Quem diria que um osso do rosto teria ligação direta com a coluna? Pois, segundo especialistas, a mandíbula, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, tem uma relação muito próxima com a coluna vertebral, região responsável pela sustentação e a movimentação do corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população brasileira sofre de dores nas costas, o que pode ter várias causas e uma delas é a postura inadequada.

Dois problemas na região da mandíbula podem causar problemas de postura e, consequentemente, danos à coluna: o retrognatismo (queixo para trás) e o prognatismo (queixo para frente). Essas deformidades geram dores de cabeça e na própria mandíbula, apneia, mastigação incorreta, dores musculares, desvio de postura e até obesidade.

Mas esses casos têm solução. A cirurgia ortognática corrige esse tipo de problema. “O paciente passa por um tratamento prévio, em que precisa usar aparelho ortodôntico, fazer exames detalhados, entre outros procedimentos que vão prepará-lo para que a cirurgia seja bem-sucedida. Depois, é feita a cirurgia e o paciente, na maioria das vezes, é liberado no mesmo dia”, explica o mogiano Gustavo Tralli, especialista nesse tipo de tratamento no Hospital Ipiranga. Para diagnosticar esse tipo de doença, é necessário consultar um cirurgião buco-maxilo-facial ou ortodontista com experiência específica nesta área.

A única restrição pós-cirúrgica é ficar de repouso absoluto por aproximadamente dez dias, com acompanhamento de um profissional.

Publicado pelo jornal asemana em: 07/06/2013
http://www.asemana.com.br/dores-na-coluna-podem-ser-geradas-por-problemas-na-mandibula/