Cirurgia que pode mudar sua vida

A maioria das pessoas que têm os maxilares em posição incorreta, que gera o prognatismo (queixo para frente) ou o retrognatismo (queixo para trás), busca ajuda profissional por uma questão estética. O constrangimento e a humilhação de ser motivo de chacota e comentários maldosos desde a infância fazem com que a pessoa decida por uma mudança, em geral, na vida adulta.
Mas o que grande parte da população não sabe é que a aparência é apenas mais um item prejudicial causado por este problema. Essa deformidade é, na verdade, um caso de saúde, que, se não for tratado, pode ter consequências sérias.

Entre os problemas gerados por esta característica do rosto estão a apnéia (respiração inadequada durante o sono), que, além de provocar noites mal dormidas, pode deformar o céu da boca e causar refluxos frequentes, hipertrofia da língua e até obesidade; mastigação incorreta, que pode acarretar em doenças estomacais; dores musculares e de cabeça; desvio de postura, pois a posição incorreta da cabeça tem relação direta ao restante do corpo; e muitos outros males, que, com o tempo, podem se transformar em algo ainda mais grave.

Todos esses sintomas podem ser combatidos com uma cirurgia, que ainda tem um nome desconhecido para a maioria das pessoas, a ortognática. Este procedimento corrige a posição dos maxilares e soluciona todos os problemas citados acima. É claro que não existe milagre. É um procedimento feito cuidadosamente por um cirurgião-dentista especializado na área e o sucesso do pós-operatório depende também do paciente.

A mudança visual é imediata. O rosto, logo após a cirurgia, fica mais harmonioso e, com o tempo, vai ficando ainda melhor. Mas os benefícios à saúde vão surgindo gradativamente. Em cerca de seis meses, o paciente terá todos os benefícios. A apnéia, a mastigação incorreta, as dores e todos aqueles incômodos vão desaparecendo.

As pessoas, muitas vezes, sofrem de tudo isso, mas não imaginam a origem. Pensam que aquela dor de cabeça é comum, que está dormindo mal por causa do estresse ou que está engordando por causa de uma mudança no metabolismo.
A maioria das pessoas que têm prognatismo ou retrognatismo sabe que tem, porque, normalmente, é visível, mas talvez não conheça o nome do problema e os tratamentos disponíveis. Mas também existem casos de pacientes que não sabem que sofrem desta anormalidade, porque visualmente não é tão perceptível. Por isso, é importante prestar atenção ao perfil do rosto, aos sintomas que a deformidade causa e pedir a opinião de um profissional especializado.

Ao contrário do que possa parecer, o procedimento é relativamente simples. O paciente passa pela intervenção de manhã e vai embora à noite e a única restrição é ficar, em média, dez dias em repouso absoluto. Se você sofre deste problema ou conhece alguém que sofre, procure um especialista. Esta cirurgia vai mudar a sua vida!

Gustavo Tralli é cirurgião buco-maxilo-facial.

Publicado pela Mogi News em: 18/09/2010
http://www.moginews.com.br/materia/73082/cirurgia-que-pode-mudar-sua-vida.aspx