Cirurgia harmoniza o rosto

Procedimento ortognático é indicado para solucionar deformidades como o queixo para frente

Mais comuns do que se imagina, o prognatismo (queixo para frente) e o retrognatismo (queixo para trás) atingem mais de 10 milhões de brasileiros, segundo pesquisas realizadas recentemente por órgãos especializados na área odontológica. A solução para estes problemas está na cirurgia ortognática, que corrige a posição dos maxilares.

Em alguns casos, o problema é mais evidente e incomoda as pessoas, especialmente pela questão estética. “Como a maioria não sabe os malefícios que esta deformidade gera, o que acaba chamando mais a atenção é a questão estética. Grande parte dos pacientes tem o problema desde criança e já passou pela fase de piadas na escola e de crises de autoestima, o que normalmente se estende até a fase adulta”, explica o cirurgião buco-maxilo-facial Gustavo Tralli.

Para saber se a pessoa tem ou não a deformidade, é aconselhável consultar um especialista, mas, com uma observação detalhada do perfil do rosto, é possível identificar esta possibilidade. Alguns casos são pouco perceptíveis e o maior prejuízo é para a saúde. Na maioria deles, porém, é possível ver que o queixo está para frente ou para trás, de acordo com o cirurgião.
O problema causa uma série de inconvenientes para a saúde, como apneia noturna (respiração inadequada durante o sono), mastigação incorreta (que pode acarretar em doenças estomacais), dores musculares e de cabeça, desvio de postura e até obesidade. “São problemas que os pacientes não associam ao prognatismo ou ao retrognatismo, mas que, depois da intervenção cirúrgica, vão desaparecendo”, garante o especialista.

Tratamento
Por falta de informação, muita gente procura vários especialistas para solucionar os efeitos da deformidade no maxilar e demora para chegar a um cirurgião buco-maxilo-facial ou ortodontista especializado. Segundo o especialista, a solução é mais simples do que as pessoas imaginam. O paciente passa por um tratamento prévio e outros procedimentos que vão prepará-lo para que a cirurgia seja bem-sucedida.

Publicado pelo Mogi News em: 11/12/2010
http://www.moginews.com.br/materia/80245/Cirurgia-harmoniza-o-rosto.aspx